Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Por-se a caminho (S. Pio de Pietrelcina - 23/09)

Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo?Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém. (Esd 1, 3)





Quem está com Deus, põe-se a caminho. E esse caminho leva à edificação de um Templo santo. Um Templo que deve ser nossos corações, nossos sentimentos e nossas ações.
São Pio era um homem tomado de Deus, de compaixão, de Amor. Sábio nos gestos.

"Os que semeiam entre lágrimas, colherão com alegria" (Sl 125, 5)

É preciso estar ciente de que cada momento vivido representa um passo. Um caminho vivido significa que cada passo foi dado com a companhia de Deus. Estar ao lado de Deus é o caminho, a verdade e a vida.
São Pio soube horar e procurar o conselho de Deus nos momentos de dificuldade.

"Tudo o que está escondido tornar-se-á manifesto. [...] a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter" (Lc 8, 17-18)

O que eu penso ter? O que eu penso merecer?
Tudo aquilo que eu penso merecer provindo da carne, dos homens, eu não tenho; disso sou vazio. O que se pensa ter, não se tem. Porém, aquele que tem as Palavras de Deus escritas na sua vida, receberá ainda mais.
É preciso ter Deus por prioridade; estar atento às armadilhas do caminho. O importante é fazer as coisas pelo sentido que possam ter de verdadeiro. Pois tudo se tornará manifesto e assim a Verdade poderá resplandecer em vós.
São Pio demonstrou humildade, serviço e santidade; o que tinha para oferecer. Amou e foi amado por Deus.

Como ele, sejamos orantes.
Paz e Bem!