Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quinta-feira, 18 de julho de 2013

A cidade do Rio se veste de JMJ

 
 
"Falta menos de uma semana para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). E, com a proximidade do evento, a cidade do Rio de Janeiro, da Zona Norte à Zona Sul, já está toda enfeitada para os seis dias em que receberá a juventude mundial. Em uma caminhada pelas ruas, os peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, que já estão chegando ao Rio, deparam-se com o logo da Jornada em outdoors, adesivos, banners, camisas, broches e até mesmo em esculturas de areia na Praia de Ipanema.
Essa divulgação da JMJ Rio2013 pela cidade não é de agora. Teve início há cerca de um ano, com a idealização do “Dia D da JMJ” pelos jovens cariocas, ou seja, um dia em que todos os jovens deveriam vestir a camisa oficial da JMJ Rio2013. Ficou acertado que seria o dia 23, pois remete ao dia de início das atividades da JMJ (23 de julho), e, então, foram criados eventos e mensagens nas redes sociais para divulgar o “Dia D da JMJ”. Com o sucesso da iniciativa, os jovens de outros estados e até de outros países também resolveram participar, e, a partir daí, todo mês a divulgação é realizada, sempre no dia 23."
...
 
 
 

Deus nos liberta e conduz


 

"E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos [...] a uma terra onde corre leite e mel."

(Ex 3, 17)

 

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso."

(Mt 11, 28)

 

Cristo torna presente esse Deus que não passa, Deus que É, de geração em geração, e existe em aliança perfeita com a criação.

 

Pois, ele é "Deus dos vivos" (Mt 22, 32; Mc 12, 27; Lc 20, 38) e o Pai "o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos" (At 10, 42). Assim testemunham os Evangelistas.

 

Por isso seu jugo é suave e seu fardo leve (Mt 11, 30): Ele não nos abandona. A Ele, "até o vento e o mar obedecem" (Mt 8, 27; Mc 4, 41; Lc 8, 25). Quando nossa “pouca fé” nos abre a alma para o desespero, não conseguimos ver que Ele está sereno e ao nosso lado. Depois, tudo fica calmo, a Paz retorna (Mt 8, 26; Mc 4, 39; Lc 8, 24), pois sabemos que estamos com Ele.

 

Mas será próprio a nós, quando sentirmos no rosto o vento, os problemas do mundo, fazermos como Pedro e dizer: “Senhor, salva-me” (Mt 14, 30). E será próprio a Deus estender-nos a mão e reconciliar a criação.

 

Ele nos pede para tomarmos a cruz em nossos ombros, mas foi o primeiro a carregá-la.

 

Paz e Bem!

 

 

“Porque nenhum de vocês vive para si mesmo, e ninguém morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e voltou à vida para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.”

(Rm 14, 7-9)