Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tríduo a Santa Maria dos Anjos


A Ordem Franciscana Secular convida você e sua família para participarem com muita alegria do Tríduo a Santa Maria dos Anjos, de 31/07 a 02/08. Todo dia haverá a reza do terço às 17h30min na sede da Fraternidade São Francisco de Assis (R Pitimbu, 741), com missa no dia 03/08.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Menores para o Senhor



A liturgia de hoje nos convida a cerrar os olhos e refletir de maneira orante sobre relevantes pontos no carisma franciscano.


- "Acaso o machado se gloria contra aquele que o segura? Ou a serra se engrandece contra aquele que a maneja? Como se o bastão pudesse balançar quem o ergueu, ou a vara levantar aquele que não é madeira!" (Is 10:15)



- "O que fez o ouvido não ouve? Quem os olhos formou não verá? Quem educa as nações não castiga? Quem os homens ensina não sabe?" (Sl 93: 9-10)


- Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos". (Mt 11:25)




Deus é grande. A Ele todo o louvor. Somos apenas instrumentos. Conforme as Admoestações de São Francisco de Assis (n. XII), Deus é que opera por nós as boas obras e devemos considerarmo-nos menores que todos os homens para deixarmos agir o Espírito do Senhor. Assim disse São Tiago (Tg 1:17): "qualquer dom precioso e qualquer dádiva perfeita vêm do alto, desce do Pai das luzes". Não menores para diminuirmos a obra que Deus faz em nós, mas para afastar a soberba, a arrogância, a presunção, a blasfêmia e prostrar-se diante da Trindade livre das coisas do mundo, pronto para servir.


Assim, para sermos criaturas abertas à vontade do Pai ("Tudo me foi entregue por meu Pai", Mt 11:27), o próprio Cristo nos ensinou a dizer e termos em mente que "venha a nós o vosso Reino" para que "seja feita a Vossa Vontade" (Mt 6:10; Lc 11:2). Portanto, rejeitando o fruto da árvore do bem e do mal (Gn 2:8), devemos estar abertos à ação do Espírito Santo em nossas vidas.


Paz e Bem