Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 17 de setembro de 2011

Camisa da Festa de São Francisco

Conforme nossa modelo ao lado demonstra, hoje conhecemos o desenho da camisa da Festa de São Francisco. Está linda e à venda no Convento. É mais uma forma de colaborar com a Festa.

Chagas de São Francisco




Hoje, no Convento de Santo Antônio, a fraternidade celebrou a memória da impressão das Chagas de São Francisco.
Além dos irmãos da Fraternidade, especialmente os enfermos e com dificuldade de locomoção, estiveram presenter os irmãos da Fraternidade Santa Maria dos Anjos (Natal - Soledade 2).
Houve celebração da palavra sob a presidência de Frei Gilberto.
Os cantos, por sua vez, foram valorosamente auxiliados por Lyssa Dantas.
Foi tudo muito bonito e especial.
Em sua reflexão, Frei Gilberto lembrou que chagas costumam causar repulsa, mas que Francisco foi ao encontro do mais simples sem temor. É ele que nos mostra como atualizar o Cristo, o qual recebeu as chagas por nossos pecados.
Devemos vestir nosso coração, fazendo dele um templo para o Senhor, desse sentimento de serviço ao próximo, recebendo, como Francisco, as chagas dos problemas de nossa sociedade.
Em tudo, mantendo a simplicidade e humildade que o Santo de Assis tanto pregou, nada guardando para si do mundo e tudo de bom reconhecendo como vindo do Pai.

"Chagas de São Francisco, que Deus se apodere de nós"
Paz e Bem!

- Ordem Franciscana Secular: A IMPRESSÃO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO

- Ordem Franciscana Secular: A IMPRESSÃO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO: INTRODUÇÃO No dia 17 de setembro a Família Franciscana celebra, em todo o mundo, a festa da impressão das Chagas, também chamada de Esti...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz - 14/09

Não se trata de relembrar um sofrimento ou venerar um objeto de tortura. Antes, como Santo André Bessettte, lembrar que ali sofre nosso irmão.
Mas um sofrimento, que na paixão de Cristo, é morte e, sobretudo, ressurreição. É a lembrança de que devemos ter a fortaleza de suportar os sofrimentos e transtornos deste mundo para, com mansidão e sabedoria, superá-los. Ver numa dificuldade um convite à conversão diuturna.
Na Cruz de Cristo as portas do céu nos foram franqueadas.
Lembra o Papa Bento XVI (em "Jesus de Nazaré"), que Cristo desde o início dos tempos desceu à humanidade. Foi vivendo todas as dificuldades do homem que ele recolheu nossos pecados e misericordiosamente redimiu-os.
Hoje, a cruz nos lembra que Cristo foi levantado para a salvação do mundo (Jo 3: 14, 17).
Não adiantaria entregar sabendo aos poucos que ressuscitaria, se, por graça divina, não sofresse todo o martírio.
Sabemos que o sol renasce a cada dia, mas vivemos cada momento de acordo com o que ele nos traz.
Ter a cruz ao peito, mais do que pertencer a uma religião, significa lembrar de carregar o peso de nossa condição e do poder daquele que nos salva, entregando sua própria vida em sinal de redenção e amor.

Festa de São Francisco 2011

O Convento de Santo Antônio (Igreja do Galo, Natal-RN) divulgou a programação da Festa de São Francisco deste ano, que ocorrerá entre os dias 25 de setembro a 4 de outubro de 2011, com missas às 18h30min durante a semana e 19h aos sábados e domingos.
A tradicional bênção dos animais será no dia 04/10 às 16h e a procissão após a celebração eucarística nesse mesmo dia.
No dia 03 será a Noite da OFS na festa, com a tradicional renovação da profissão definitiva.
A íntegra da programação está disponível no Blog do Convento (link ao lado ou clique aqui para ir direto à programação).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Santo Nome de Maria - 12/09

Hoje, é a Festa do Santíssimo Nome de Maria, advogada da Ordem. Diz o artigo 9º da Regra e Vida da OFS: "que os franciscanos seculares testemunhem a Ela seu ardente amor pela imitação de sua incondicionada disponibilidade e pela prática de uma oração confiante e consciente".
É essa disponibilidade sem condições a serviço de Deus, esse "sim" de Maria que nos pede para fazermos o que o Cristo diz que deve ser venerado e louvado neste dia.
Maria, mãe de Deus, rogai por nós.
Paz e Bem!

Do Evagelho à Vida... Perdoar é a melhor coisa!



Nas leituras da semana que passou, fomos continuamente levados ao tema do perdão, o qual iniciou esta 24ª semana do tempo comum, com as belíssimas passagens do Eclesiástico e da Carta de São Paulo aos Romanos.
Eis o mistério: da forma como medirmos, seremos medidos; como julgarmos, seremos julgados (Mt 4:24; 7:2).
Para sermos perdoados e, assim, reconciliados, seguirmos uma vida no caminho da santidade, precisamos estar prontos a receber esse perdão, precisamos estar realmente desejosos de andar nas graças de Deus. E quem assim está, pensa da mesma forma, como galho da videira, e é capaz de perdoar.
A melhor maneira de sintetizar toda a riqueza desse pensamento está na Oração do Amor. Digamos de todo o coração:

"Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa Paz!
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado,
Compreender, que ser compreendido,
Amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna!"


"O perdão é a melhor coisa" é frase atribuída a Nossa Senhora nas aparições em Damasco (Soufanieh), ainda não reconhecida pela Igreja Católica, mas que, como pensamento, diz muito ao coração cristão.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Alterações no Blog

Poderá ser notado que no alto foi acrescida uma nova página: "como ingressar". O objetivo é disponibilizar informações básicas sobre a forma de vida franciscana secular e informações úteis, inclusive de contatos, para aqueles que se sentirem chamados pelo carisma franciscano. O texto contém informações acerca das fraternidades em Natal-RN e pode ser impresso pelos que tiverem interesse em conhecer e divulgar a OFS.
Também foi atualizada a imagem do Blog.
Sejam sempre bem-vindos!

Do Evangelho à vida... Bendito o Senhor!

"Pode um cego guiar outro cego?" (Lc 6:39)

É difícil para o ser humano reconhecer-se numa crítica. Seríamos nós cegos? Muitos diriam conscientemente que sim. Mas seria "eu" cego? Muitos mais diriam que não.
Aí reside a dificuldade em aceitar vivamente a ação poderosa da criação. Aceitar ser criatura e que tudo o mais já estava posto apenas à espera do momento certo. Mas de tal maneira é.
Experimentar o poder de Deus afasta dúvidas e nos faz perseverar no caminho que às vezes achamos que não convém. Inclusive, acreditar nas palavras de Deus faz com que abramos os olhos para as vezes nas quais julgamos que Deus quer o que, de maneira sã, veríamos estar errado.
É por isso que posso até ver o cisco no olho do irmão, e não ver minhas próprias dificuldades... (Lc 6:41).
O erro que o outro nos apresenta é um presente de Deus na forma de convite para a caridade. Não para humilhá-lo, não para ser rude, mas para ser manso e paciente sem aceitar o erro. Assim é o caminho da santificação.
Se podemos nos reconhecer indignos e pecadores, isso, todavia, não é motivo para se julgar inferior. Pois Cristo se deu por nós. Se temos fé, alcançaremos a misericórdia divina (Tm 1:13). Deus nos ensinará "o caminho da vida, cheio de alegria em tua presença, e de delícias à tuadireita, para sempre" (Sl 15:11).

Paz e Bem!
(23ª semana comum, sexta-feira)


"Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha súplica, nem retirou de mim o seu amor" (Sl 65:20)

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vida em Fraternidade - Natividade de Nossa Senhora

No último final de semana, a Fraternidade recebeu com muita alegria a visita dos irmãos da Fraternidade Santa Maria dos Anjos (Paróquia de Sant’Ana, Soledade 2).
Preparamo-nos para a Festa de São Francisco, no vindouro mês de outubro.
Hoje, relembramos que Deus tem um plano de salvação para a humanidade e para cada um em particular.
A salvação que Cristo nos dá depende da aceitação de seu caminho pelos homens.
Comparou São Paulo: "Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança" (1Cor 13:11). Ou seja, há uma vida terrena na qual estamos e na qual temos de buscar seguir a Deus. Tudo a seu tempo.
E esse dia é o da Natividade de Nossa Senhora. Maria veio ao mundo escolhida por Deus para, com seu "sim", ser co-redentora da humanidade. Nasce imaculada, pronta para receber o próprio criador.
Essa importância, derivada do exemplo e do carinho que daí emanam, justifica que lembremos sempre desse momento como prenúncio da Encarnação, presente divino ao homem.
Paz e Bem!