Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Do Evangelho à vida: dar a vida pelo outro

Neste final de semana, em que no evangelho do 6º domingo da Páscoa Cristo nos pede para perseveramos em seus mandamentos, é proveitosa a lembrança da mensagem sobre a videira (clicar aqui). Se permanecermos como galhos ligados a ela, poderemos dar frutos e o dono da vinha nos podará para darmos ainda mais.
Quem está em profunda sintonia com Deus conhece seus desígnios. Melhor, está atento para eles, pois de nada adianta ter ouvidos e não ouvir (Mt 13:9; Mc 4:12; Lc 8:8; Is 6:10). É fundamental pôr em prática a vontade do Pai (Mt 7:21: "nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor', entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu.").
É preciso oferecer a vida pelos irmãos. Mas não de forma a atentar contra o mandamento do primado da vida e do respeito à criação. Tais altas questões são respondidas pela misericórdia divina e pelo Santo Espírito no momento oportuno, como já provaram os mártires da Igreja.
Devemos estar atentos a dar de nossa alegria, de nossa energia, de nosso trabalho àquele que necessita. Ao Cristo que está presente em cada necessitado. Ao que há de divino naquele para quem olhamos.
É preciso semear para colher.
Paz e Bem.