Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


domingo, 24 de abril de 2011

Agradecimentos

No início do período pascal, agradecemos a colaboração de nosso Assistente Espiritual, Frei Franklin Alves Diniz, com as reflexões diárias na Semana Santa, que tanto nos ajudaram a vivenciar o mistério da Paixão de Cristo em nossas vidas.
Cada vez mais, comos chamados a dar testemunho de nosso compromisso cristão no dia-a-dia. E é em momentos como esse que recobramos nossas forças.
E, após um ano de atividades evangelizadoras pela Internet, a Fraternidade também agradece aos seus visitantes eletrônicos pelos mais de 5.500 acessos contabilizados.

Muito obrigado e uma Boa Páscoa a todos!

Paz e Bem!

Páscoa: a vida venceu!

Mensagem Pascal do Revmo. Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, publicada hoje, no site da Arquidiocese, http://www.arquidiocesedenatal.org.br/aordem/ao2404bispo.htm:

"Caríssimos irmãos e irmãs,
A festa da Páscoa é o centro da vida cristã. Depois de nos prepararmos nos quarenta dias da Quaresma, na penitência e conversão, nas reflexões sobre a destruição do planeta e a necessidade da preservação da vida, propostas pela Campanha da Fraternidade, de vivenciarmos o Tríduo Pascal, proclamamos a vitória de Cristo sobre a morte. A vida venceu! Jesus ressuscitou! É um tempo de grande alegria. Os corações se abrem para o acolhimento da vida que renasce. As famílias se reúnem para a festa. O sol brilha mais intenso. O amor venceu!
Celebrando a Páscoa, redescobrimos a esperança em meio às dificuldades, trazemos nos lábios o sorriso, mesmo quando o sofrimento machuca, pois a certeza de que Deus caminha com o seu povo faz-nos antever a glória no madeiro da cruz. Páscoa é passagem para uma situação melhor, da morte para a vida, do pecado para a graça, da escravidão para a liberdade. Isto não pode acontecer apenas no rito da liturgia, mas na vida de cada um de nós. Vivemos uma vida “pascal”, quando somos servidores e acolhedores do próximo; quando assumimos o mandamento do amor; quando conduzimos nossa vida pela Sagrada Escritura, quando partimos o pão. Quando isto acontece, Cristo vai ressuscitando através da história dos homens. Precisamos viver este tempo na intensidade da nossa fé.
A ressurreição é o fundamento da nossa fé. A Igreja é enviada em missão para proclamar ao mundo a vitória de Cristo. Ela nos convida a um encontro pessoal com Jesus vivo, ressuscitado, caminho, verdade e vida. Ele é a razão da nossa esperança. Nesta Páscoa, renovemos nossa resposta de comunhão com Jesus e sua Igreja, como discípulos missionários que somos. Soltemos o nosso grito: ALELUIA! Pois Cristo ressuscitou e nos deu vida nova. Este é um canto litúrgico muito antigo, que se reza em todas as grandes solenidades de nossa fé, cantemos os louvores do Senhor: “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e n’ele exultemos.” (Sl. 117)
Desejo a todas as ovelhas deste rebanho que me foi confiado, que vivam uma Santa Páscoa, com o presença constante e bênção poderosa do Senhor ressuscitado.
Que Deus os abençoe agora e sempre!"

Prece do Ressuscitado

JESUS CRISTO RESSUSCITADO,

Que rompes as cadeias da morte

E estás acima das categorias de tempo e espaço,

Ensina-nos que morrer não é o fim,

Mas passagem para a vida eterna.

Aumenta nossa fé, fortalece nossa esperança e incentiva-nos à prática da caridade.

TU, que aos apóstolos reunidos no cenáculo ofereces o dom da Paz,

Vem visitar nossos lares,

Afasta de nós todo tipo de vícios, falta de respeito e violência, e ajuda-nos a manter um clima de Compreensão e diálogo renovador.

ABENÇOA, SENHOR JESUS,

As famílias do mundo inteiro.

Cuida de nossas crianças e jovens,

Move os governantes a defender os interesses do povo,

Criando mais empregos e melhores condições de saúde e segurança.

QUE TODOS NÓS,

Seguidores de JESUS RESSUSCITADO,

Possamos unir nossas forças e inteligência para a construção de uma sociedade fraterna,

Em que todos vivam como irmãos e amigos.

Acolhe nossa prece, ó CRISTO RESSUSCITADO, tu que vives com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.

PAZ E BEM!

Feliz Páscoa!

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO



Este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e nele exultemos - eis o canto festivo da comunidade cristã neste grande dia.

Após a purificação da Quaresma, a meditação e a oração dos dias santos e a alegria triunfal da Vigília pascal, a Igreja descansa hoje, alegre com seu Senhor, vencedor da morte, que a revestirá de sua glória.


Como viver este dia?


(Atos dos Apóstolos 10,34a.37-43; Salmo 118; Colossenses 3,1-4; João 20,1-9)

Orar antes e após o almoço. Bênção da casa com a água da vigília.


O Senhor Ressuscitou. ALELUIA!

Alegremo-nos e regozijemo-nos Nele. Sim, alegremo-nos e contagiemos o mundo de esperança e de alegria. Se Cristo não tivesse ressuscitado, então nossa fé e nossas esperanças não teriam sentido. Mas a ultima palavra sobre nossa vida não é a morte, a dor, mas sim, a VIDA, a VITÓRIA.

As mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição e elas a anunciaram aos discípulos. Entretanto, somente encontraram o Senhor, viram-no vivo, junto com a comunidade, em companhia dos outros irmãos. Eis nosso compromisso: AS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO, demonstrar com nosso exemplo de vida que CRISTO ESTÁ VIVO e continua amando e servindo através de nós.

A COMUNIDADE é o lugar privilegiado da presença do Senhor, pois: a participação, a solidariedade e o compartilhar fraterno são as mais claras manifestações de que ressuscitamos com ele. Participando da vida do Ressuscitado, poderemos agora empreender um caminho novo que se exprimirá, sobretudo, em nossa forma de relacionamento com Deus e com os outros.