Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Melhorias no Blog

No desejo de aprimorar o serviço prestado por este Blog e pela própria Fraternidade, foram acrescentadas mais duas páginas: "Calendário" e "Como chegar".
As mesmas podem ser acessadas com um simples clique nas abas situadas logo acima, no alto desta página.
No Calendário, os interessados e os membros da Fraternidade podem conferir as datas e os locais das reuniões e atividades principais previstas anualmente na Ordem, como as festas e solenidades franciscanas.
E, na seção "como chegar", os interessados e demais irmãos franciscanos poderão visualizar a localização de nossa sede e assim poder realizar uma visita fraterna.
Que o carisma franciscano cada vez se espalhe mais por todos aqueles a quem o Senhor o dirige.
Paz e Bem!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Do Evangelho à vida: o pecado que nos espreita

Retomando tema de liturgia anterior (crer verdadeiramente em Deus), as leituras de hoje (segunda-feira da 6ª semana comum, ano ímpar), nos lembram de mostrar nossa fidelidade através de nossas ações, mais do que com nossas palavras (lembremos de Mt 7:21: "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu" - ver textos sobre produzir bons frutos e sobre estar junto de Deus). Assim também está na Regra e Vida, nas Constituições Gerais e nos Escritos Franciscanos.
Por isso o Senhor lhe diz ainda antes que matasse Abel: "Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te".(Gn 4:6-7).
Pois, "de que adianta você recitar meus preceitos e ter sempre na boca a minha aliança, se você detesta a disciplina e rejeita as minhas palavras?" (Sl 49:16-17).
Saibamos discernir nossos sentimentos e avaliar, com a ajuda do Espírito Santo, nossos desvios, antes que seja tarde e não possamos mais impedir nossos atos.
Paz e Bem!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Do Evangelho à vida: expulsos do paraíso

O Evangelho liturgicamente proposto para hoje (5ª semana comum, sábado, ano ímpar) nos fala da expulsão do homem do Paraíso, da distância que surge ao fugirmos dos planos de Deus. A partir daí, a humanidade passa dificuldades, pois comerá "o pão com o suor do teu rosto" (Gn 3:19), numa alusão às dificuldades surgidas quando não estamos com Deus, pois Ele é nosso refúgio (Sl 89:1).
Mas, se "não há o que comer" (Mc 8:1), a misericórdia de Deus nos orienta, nos ajuda a, como na primeira multiplicação, aprendermos a compartilhar o pão. Senta-se conosco, e todos ficam saciados.
Confiemos no Senhor.
Paz e Bem!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

11 de fevereiro: Nossa Senhora de Lourdes


Hoje, festeja-se a memória da aparição de Nossa Senhora em Lourdes, a Santa Bernadette Soubirous (iniciadas em 11 de fevereiro de 1858, há mais de 150 anos). Durante três anos, na gruta de Massabielle, a "dama" apareceu e em 25 de março declarou "eu sou a Imaculada Conceição"!
No local, Bernadette cavou e brotou uma fonte, como também em Fátima, cuja água foi meio para incontáveis milagres e ações de bondade devidamente documentados e comprovados por todo o mundo.
Nesta data, a Igreja propõe a Jornada Mundial do Doente (journée mondiale du malade), desde o venerável João Paulo II, como forma de nos conscientizarmos sobre os mistérios do sofrimento e nos solidarizarmos com os doentes.

Conheça mais clicando no link para os Santuários de Lourdes à direita desta página (Templos e Santuários), onde pode ver outros mais, ou aqui.

Do Evangelho à Vida: o pecado no mundo

A mulher “colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu” (Gn 3:6)

Como já comentado na postagem anterior, podemos imaginar “a mulher” como o crescimento do gênero humano, algo que vem de seu interior. Essa mesma “mulher”, que, como Maria (clique aqui para texto sobre a Imaculada Conceição), é a imagem terrena do Amor de Deus.

Mas, em termos de gênero, homem e mulher comem o fruto. Ou seja, a humanidade.

Comer do fruto, abrir os olhos para o bem e o mal, saindo da vida de pureza espiritual, significa enfrentar diretamente as vicissitudes do mundo.

E o homem não as vence sem considerar seu lado santo.

Essa participação no divino, que se dá através da observância da Lei Divina, é quebrada pela idéia de autosuficiência.

No texto sobre a Luz do Mundo (clique aqui) pode ser visto o trecho de Isaías que descreve o significado de seguir o Senhor: libertar a si e aos outros da opressão.

Seguir Jesus é, assim, o caminho da liberdade.

Uma liberdade não para o gozo irrefreado dos próprios sentidos, pois seria uma prisão viciante nestes, mas em busca do autodomínio (São Francisco nos ensina nas admoestações, c. 10, que

“cada um tem em seu poder o inimigo, isto é, o corpo, pelo qual peca. Por isso, bem-aventurado é o servo (Mt 24,46) que sempre mantiver preso em seu poder tal inimigo e sabiamente guardar-se dele; porque, enquanto fizer isso, nenhum outro inimigo visível ou invisível poderá prejudicá-lo”).

Afastamo-nos desse caminho quando achamos que não precisamos da ajuda de Deus em determinado momento, quando achamos que não queremos perturbá-lo com nossos problemas, quando julgamos que temos poder por nós mesmos para fazer o Bem (Disse São Tiago - Tg 1:16-17:

"não se enganem, meus queridos irmãos: qualquer dom precioso e qualquer dádiva perfeita vêm do alto, desce do Pai das luzes, no qual não fases ou períodos de mudança").

Isso não é diminuir a condição humana, antes engrandecê-la ao extremo, inserindo-a na obra da criação. Pensar o contrário é exatamente menoscabar a existência de Deus, procurar desmerecê-Lo, ainda que inconscientemente, e ir para longe do Paraíso, da felicidade.

Também assim quando julgamos que há coisas para Deus cuidar e coisas para nós fazermos. Esquecemos que nada escapa de sua onisciência.

Deus toca nossos ouvidos e nossa língua e imediatamente, nossos ouvidos se abrem à Revelação, passamos a divulgá-la e pregar sem dificuldade a obra do Senhor (Mc 7:31-35).

Estejamos atentos a reconhecer a ação de Deus em nossas vidas, em nosso dia-a-dia.

Paz e Bem!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Do Evangelho à vida: a criação

Breve mensagem sobre o ser humano, criatura de Deus

Gn 2:18-20:
O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria". (...) E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.

As belíssimas passagens do Gênesis nos ensinam que, no que Deus permite, o homem participa da criação. A primeira proposta do Senhor é que o homem, inserido na natureza, sinta-se completo com ela.
Isso é que nos chama a atenção. Como a nudez não envergonhava (v. 25), fala-se em um estado de pureza, de encantamento com o divino e de busca da plenitude, onde o ser humano teria sua felicidade completada com o ambiente, com o restante da criação.
Mas o homem precisa não só estar no mundo, mas de algo que venha de seu interior. Homem e mulher (palavras com o mesmo radical na escritura original): eis a companhia perfeita na pureza.
Eis a castidade que se quer renovada pelo matrimônio: a procura de reviver esse momento com Deus numa relação que procura ver a beleza da revelação do Evangelho nas ações do outro.
Buscando assim, a felicidade que apenas pode ser encontrada na contemplação do Criador, a partir do interior do homem, esteja ele sozinho no mundo ou não.
Paz e Bem!

Retorno às atividades



No último domingo a fraternidade retomou suas reuniões regulares.
Na ocasião, refletimos sobre o amor ao próximo a partir das Admoestações de São Francisco de Assis.
Nosso assistente espiritual, Frei Franklin Diniz, fez belíssima pregação acerca do Evangelho (5º domingo, ano A) sob o tema "vós sois o sal da terra, a luz do mundo".
Lembrando do significado de ser luz, voltamos os pensamentos ao Senhor (Jo 8:12; 9:5), que é nossa Luz, nossa fonte. Andar com Ele, segui-Lo, é observar seus mandamentos. E observando seus mandamentos, estaremos iluminados e poderemos iluminar os outros.
Assim, seremos nós então luz para o mundo (Mt 5:14). Por isso Francisco nos exorta a lembrarmo-nos sempre que todo o Bem vem dos céus e não de nossas próprias obras (Admoestações).
E essa Luz está desde o início, "que exista a luz" (Gn 1:3), pois, "no começo a Palavra já existia" (Jo 1:1).
O Frei nos lembrou do hebraico, onde as palavras já significam atitudes.
Daí devermos estar conscientes de sermos um sal purificador (como em Ez 16:4) e símbolo da união com o Criador (como em Nm 18:19). Franciscanamente, pregando com as obras.
Eis o caminho do Senhor.
E assim escreveu Isaías (58:6-8) sobre essa trilha de retidão, solidariedade, temor a Deus e salvação:

"O jejum que eu quero é este:

acabar com as prisões injustas,
desfazer as correntes do jugo,
pôr em liberdade os oprimidos
e despedaçar qualquer jugo;

repartir a comida com quem passa fome,
hospedar em sua casa os pobres sem abrigo,
vestir aquele que se encontra nu,
e não se fechar à sua própria gente.

Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você."

Paz e Bem!