Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


quarta-feira, 31 de março de 2010

Da vida ao Evangelho... - casal Nardoni

Recentemente o país teve a oportunidade de acompanhar pela imprensa - rádio, jornais, televisão e internet - o julgamento de um casal pela morte de uma criança.
Não tive acesso ao processo ou participei da sessão de julgamento, como quase todo o país. Mas, pelas informações apresentadas pela mídia, as chances de absolvição dos dois era grande. Não havia provas, apenas indícios. E há muito tempo o bom senso já fez a opção em absolver nessas situações, tantos foram os inocentes condenados. A tese de que a opinião pública os condenou é forte.
Mas rogamos para que tudo tenha corrido como deveria ser.
Todavia, não é isso que preocupa. O que preocupa foram os fogos, as festas, a comemoração, a algazarra, porque dois irmãos vão passar por sofrimentos. E certamente dirão "e ai deles se não sofrerem..."
Numa semana santa, o mínimo que se pode dizer é que, certamente, isso não é cristão.
Logo nós que fomos salvos pelo sofrimento de um inocente. Logo nós que devemos ver a Cristo nos outros.
O sofrimento com a prisão é uma circunstância terrena. Não devemos deixar que ela nos contamine espiritualmente.
Sem analisar a fundo, deixemos por acertado que deveriam ser presos. Mas não podemos transformar a destruição de um núcleo familiar e a morte de uma criança em motivo de festa.
Antes, consternação, pesar e reflexão sobre para onde estamos indo.
Paz e Bem!

PS - as opiniões aqui expressas não representam necessariamente o pensamento dos membros da Fraternidade

Do evangelho à vida... - quarta-feira santa

Isaías 50,4-9a
Mateus 26,14-25
Estar perto de Deus fisicamente não é o mesmo que segui-lo. Estamos perto fisicamente quando estamos com irmãos que santificam sua vida, quando vamos à Igreja, quando participamos de rituais. Mas se não estamos com Ele, estamos a traí-Lo. Ele, que tanto se sacrifica por nós. Por isso devemos confiar em Deus e no poder que tem de vir em nosso socorro nos momentos difíceis e de nos acompanhar nos bons momentos.

Via Sacra - 3ª Parte


(Cândido Portinari)

Hoje continuamos nossa meditação na via crucis. Na semana em que aprofundamos nossa alma no mistério da paixão e ressurreição, eis a porta por onde se pode entrar na misericórdia divina.

Sétima Estação - Jesus cai pela segunda vez

A fragilidade do corpo é uma realidade que pode dificultar a atenção aos bens celestes e, por vezes, até parecer que é um problema fora do nosso alcance ou que nos é imposto. É próprio ao humano tornar a cair. E é próprio divino saber receber e perdoar. Mas para isso devemos tornar a levantar e tomar a cruz nos ombros.

Oitava Estação - Jesus fala às mulheres de Jerusalém
Deus sempre tem uma palavra de consolo. Mas também de advertência. O que podemos esperar se nós não nos arrependermos de nossas falhas, bem buscarmos ajudar os que falham? Certamente não estaremos a aliviar o sofrimento do Cristo. Temos de buscar o apoio no Sumo Bem.


Nona Estação - Jesus cai pela terceira vez
Homem, mulher, podem cair novamente. E caímos sucessivas vezes. Mas, no simbolismo das três quedas, não podemos deixar de esquecer nossa realidade – corpo, mente, espírito – nem a completude da Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito são aqueles que podem nos ajudar a levantar e garantir que cheguemos à plenitude da graça.

terça-feira, 30 de março de 2010

As estações da Via Sacra

Quarta estação - Jesus encontra Maria
O encontro com a mãe é sempre um momento de retorno às origens. Integrados em Deus, devemos constantemente, com o auxílio formidável de Maria, perguntarmo-nos sobre como está o nosso Caminho e pedirmos a Deus por aqueles que sofrem.

Quinta Estação - Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a cruz
Obrigado pelos guardas, Simão, o Cirineu, ajuda a Cristo. Quantas vezes, em meios às dificuldades da vida, paramos para dar apoio àquele que precisa de nós? Quantas vezes conseguimos reconhecer Cristo no outro? Assim saberemos que nada somos sozinhos.

Sexta Estação - Verônica enxuga a face de Jesus
Quantas vezes, por não termos carregado nossa cruz, por não termos ajudado a quem precisa, vemos outrem humildemente realizar essas tarefas? A impotência humana tem de reconhecer o dom daqueles que se colocam à disposição. O serviço despretensioso é uma graça que devemos sempre buscar.

Mensagem do Evangelho para hoje

Meu Deus e meu Tudo
Isaías 49,1-6
João 13,21-33.36-38
Cristo seguiu sua Paixão conscientemente de tudo que ocorreria. Cada um de nós, pelos dons que temos, possuímos uma missão desde o nascimento. Com ela aprendemos e ensinamos. O local, a família, o corpo, tudo contribui para nossa identidade. E só descobriremos essa missão sendo nós mesmos. A partir desse conhecimento é que poderemos verificar em que medida estamos sendo luz para os que não vêem ou estamos traindo o Tudo que nos dá a Vida.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Momento Paz e Bem

Olá, caros irmãos em Cristo.
O ser orante que Francisco nos ensina a ser pede uma reflexão diária sobre nossa vida. Para contribuir com esse objetivo, este será nosso pequeno momento de encontro à distância.
Paz e Bem!


Mensagem do Evangelho para hoje
João 12,1-11
Em Betânia, Cristo nos mostra sua misericórdia para com os atos de adoração. Também podemos ver que muitas vezes essa atitude pode sofrer críticas mal intencionadas sob o disfarce de obrigações a cumprir. Os deveres cristãos e o louvor ao Senhor caminham juntos, pois no Filho está toda a afeição do pai.

Via Sacra
A semana santa é um oportuno momento para se refletir acerca das estações da Via Sacra. Assim, nos próximos dias, sugerimos três delas por vez, para meditação de todos.

Primeira Estação – Jesus é condenado à morte
Nossa saúde precisa ser completa e, para isso, é indispensável estar em harmonia consigo mesmo e com os irmãos, na comunhão dos santos. Para que não estejamos em caminho de morte nem estejamos a eliminar de nossa vida os demais ou rejeitar-lhes oportunidade. É preciso aceitar o caminho da purificação para frutificar.

Segunda Estação – Jesus carrega a sua cruz
A cruz que recebemos é aquela que podemos carregar. Isso não significa um caminho livre de tropeços, mas que através dela alcançaremos a eterna alegria. Compreender o modo como as dificuldades do dia-a-dia podem ser a oportunidade para nossa felicidade, e saber que de Deus apenas provém o Bem, é fundamental para carregarmos com fortaleza a nossa cruz.

Terceira Estação – Jesus cai pela primeira vez
O peso da cruz pode enventualmente derrubar. Mas sempre podemos nos levantar. Aceitar nosso estado de vida não significa em resignar-se a uma posição de sofrimento, mas sim que Cristo nos dá o exemplo de que o caminho não termina numa queda; ela apenas faz parte dele.